Guia DEFINITIVO sobre o ENAC - tire todas as suas dúvidas agora!

Temos uma novidade para você!
Agora toda semana teremos uma newsletter com conteúdo importante para você que estuda para os concursos de cartório.
Na nossa primeira newsletter trouxemos o assunto mais comentado: Exame Nacional dos Cartórios - ENAC.
O ENAC é um novo exame recentemente aprovado pelo CNJ, de caráter obrigatório e eliminatório, a ser realizado antes dos concursos estaduais.
Parece complexo, mas fique tranquilo! Para sanar todas as dúvidas e amenizar a ansiedade criada por essa novidade, organizamos as principais informações, explicando todos os detalhes que você precisa saber. Vamos lá:
EXAME NACIONAL DOS CARTÓRIOS: O QUE É?
- Novo exame que os candidatos dos concursos de cartórios deverão realizar e serem aprovados ANTES da inscrição em qualquer concurso de provimento ou remoção.
- Ainda não temos uma data definida para a publicação do edital, mas o edital não demora!
- Baseando-se no ENAM, é provável que todo o processo do ENAC aconteça em torno de seis ou sete meses (entre a aprovação do ENAC e a habilitação).
- Será realizado no mínimo duas vezes ao ano, simultaneamente nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal.
- O ENAC, tem caráter eliminatório, sendo necessário ao menos 70% de acertos na prova objetiva na ampla concorrência. E, no caso de pessoas que se autodeclarem com deficiência, negras ou indígenas, será necessário obter ao menos 50% de acertos.
- A habilitação no ENAC tem validade de QUATRO anos e tem que estar válida no dia da sua inscrição no concurso de cartório.
COMO ELE VAI AFETAR OS CONCURSOS?
- Para os editais em aberto já publicados (PE e PB), o ENAC NÃO se aplica.
- Os demais Estados deverão aguardar a realização do ENAC antes de abrir novos editais.
- Os Tribunais poderão adotar o ENAC em substituição à prova objetiva seletiva, mas somente se esta possibilidade for prevista no edital de abertura. Ou seja, é OPCIONAL de cada Tribunal adotar esta medida ou não.
COMO SERÃO AS PROVAS?
- Prova objetiva com 100 questões, privilegiando o raciocínio e a resolução de problemas; os temas incluem: Registros Públicos, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Comercial, Jurisprudência, CNN, Legislações Federais Registros Públicos, Conhecimentos gerais e Língua Portuguesa.
- Foco na aplicação da lei aos problemas apresentados nas questões, exige leitura atenta e interpretação eficiente dos enunciados, pois as respostas tendem a estar no texto.
- Necessário obter 70% de acertos na prova objetiva; pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou com deficiência, devem obter 50% de acertos.
- Banca FGV (provavelmente será a mesma banca do ENAM): pouco previsível, questões mais longas e complexas, provas adequadas aos cargos e órgãos envolvidos.
- NÃO espere que a prova seja mais fácil apenas por ser a primeira! O ENAM, por exemplo, teve um índice em torno de 17% de aprovação. Estude, para você estar os habilitados!
- Não espere o edital sair para começar a estudar! Sabemos que o conteúdo programático é enorme e, quanto mais esperar, menos tempo você terá para absorver o necessário.
PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE ESTUDO
- Foco na gestão do tempo + leitura atenta: as provas testam conhecimento e resistência. São provas longas e que exigem interpretação.
- Estudo abrangente: questões distribuídas por vários pontos do edital.
- Simulados: treine o máximo possível, para se acostumar ao estilo da prova e fazer a gestão do tempo. O tempo tem que ser seu aliado no dia da prova!
- Leitura atenta à letra da legislação, Constituição Federal e Provimentos do CNJ (principalmente no Provimento 149).
É uma nova etapa obrigatória para que você possa realizar o concurso dos Estados e conquistar a serventia dos seus sonhos. Mas vale lembrar que todo o conteúdo estudado para o ENAC também será aproveitado nas provas realizadas pelos Estados. Ou seja, todo o conteúdo estudado irá te ajudar para os concursos que irá prestar na sequência!
O ENAC é a nova realidade para quem pretende prestar concursos de cartório, assim, não o encare como um obstáculo, mas sim como a primeira etapa a ser vencida, o que te deixará mais perto de conquistar a serventia dos seus sonhos!
Conte conosco, estamos comprometidos com a sua habilitação no ENAC!